CAPÍTULO VIII: OS MAÇONS VIAJANTES DA IDADE MÉDIA.
Na Europa medieval, havia um grupo de arquitetos denominados Maçons Viajantes , associações de operários composta por descendentes de maçons do templo responsáveis por construções dos séculos IX e X, mas que atuavam desde o século VII. De acordo com Hope (Ensaio Histórico da Arquitetura), estes operários eram liderados por um inspetor-chefe auxiliado por vigilantes. As barracas eram montadas, denominadas Lojas, ao redor do local em que a obra seria feita e após realizarem o trabalho mudavam para outra área onde houvesse demanda. A sociedade combinava Maçonaria Operativa e Especulativa, a exemplo do Templo de Salomão, compondo esta organização homens de eminência e particularmente eclesiásticos, que estavam isentos da jurisdição civil estando sujeitos apenas ao Papa. Os abades, prelados e bispos davam peso adicional e respeitabilidade à Ordem da Maçonaria, auxiliados por monges nas construções. Na Inglaterra, a partir do rei Athelstane, no século X, os maçons foram tradicionalmente reservados aos cuidados dos monarcas.
Os maçons ao construírem, no século XII, a abadia de Kilwinning, na Escócia, deu berço à Maçonaria escocesa no tempo de Robert de Bruce. Por toda a Europa, a Maçonaria era uma instituição operativa e especulativa combinada, grupo organizado de operários que recebiam o apoio de homens versados. A ciência especulativa da Maçonaria medieval está no documento denominado de Carta Patente de Colônia , de 1535, instrumento, se autentico , que defende o ideário maçônico das calúnias dos inimigos e anuncia que os maçons são intérpretes de verdades arcanas preservadas por sua discrição (método esotérico)das multidões, estas verdades seriam os preceitos morais daquela religião que está inserida na mente do homem . O especulativismo, como sendo a forma de estudo e ensino, prevalece.
Para Mackey, as associações de
construtores não eram apenas limitadas ao ofício operativo estando relacionadas
à “verdades arcanas”. A associação dos operários que estava sob a “Carta
Patente de Colônia” era a herdeira da Maçonaria do Templo por serem os
anunciadores das “verdades arcanas”, não obstante a ressalva de que a Carta não
seja verídica . Porém, faz falta referência ao Collegia Fabrorum romano, talvez
Mackey o considere como sendo “Maçonaria Espúria”, ou seja, não era
suficientemente esclarecida nem herdara a mística da união das duas Maçonarias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário