O Livro “O Simbolismo da
Maçonaria” foi publicado originalmente
em 1882, mas foi escrito em 1869, em Charleston, Carolina do Sul (EUA) por
Albert G. Mackey. O livro por ora analisado foi lançado pela editora Universo
dos Livros em 2008 e traduzido por Caroline Furukawa.
CAPÍTULO XXIX: O SIMBOLISMO DO
TRABALHO
A Tábua de delinear na Maçonaria
é uma evocação ao trabalho, esta ideia defende a qualidade da Natureza em nunca
estar estática. O próprio Grande Arquiteto do Universo é o construtor do mundo
cuja Tábua é o universo. O trabalho é uma contribuição à humanidade, seja do
corpo ou da mente. A linguagem da Maçonaria é de arte laboral, o começo da
sessão é denominado início dos trabalhos. O grau mais importante é o de Mestre
de Obras, unidos formam a Loja e seus instrumentos simbólicos de
trabalho são ferramentas da operatividade maçônica.
A ideia de divindade é o de
Arquiteto controlador de todas as coisas, atuante e, portanto,
trabalhador. A construção do templo simbolicamente uniu o labor material ao
labor espiritual legitimando as duas ações no ato de reverência à religiosidade
a favor do Grande Arquiteto do Universo. A especialidade dos maçons operativos,
desta maneira, fora a construção de templos religiosos. A Maçonaria
Especulativa herda esta essência fazendo o trabalho intelectual, a seu modo,
construir templos a virtude e masmorras ao vício. O simbolismo do
maçom-templo espiritual é derivado das tradições judaica e cristã. O profeta
Jeremias falou que o terceiro templo é como a alma, imortal, do homem (Jr 7.4),
terceiro templo também mencionado por Cristo como sendo a imortalidade (Jo
3.19-21). O Apóstolo Paulo, defendendo esta ideia, disse aos gregos que os
espiritualizados eram edifícios de Deus (1 Cor 3.9).
Os místicos medievais também
interpretavam o templo o modo judaico-cristão. As doutrinas maçônicas na
França, Alemanha e Inglaterra ensinavam que a construção do templo de
Salomão pretendia indicar o cultivo das boas qualidades humanas. Nos
Estados Unidos, a ideia comum é a de que a Maçonaria entende o homem como tabernáculo
para a morada do Espírito Santo e que a construção de um templo é seu
trabalho.
Para a doutrina maçônica, trabalho
é adoração. O homem é templo de Deus e morada do Espírito Santo (1 Cor
3.16) , o maçom trabalha na Loja com a esperança de perfeição e com o
pensamento de ter feito o serviço para Deus quando a Palavra Perdida
da verdade divina for finalmente encontrada. O ditado medieval adora et
labora é uma fraseologia que une a Maçonaria e exemplifica os maçons.
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