Páginas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

ANÁLISE DO LIVRO: O SIMBOLISMO DA MAÇONARIA VOL.II ( ALBERT G. MACKEY ) PARTE XXIX

 

O Livro “O Simbolismo da Maçonaria”  foi publicado originalmente em 1882, mas foi escrito em 1869, em Charleston, Carolina do Sul (EUA) por Albert G. Mackey. O livro por ora analisado foi lançado pela editora Universo dos Livros em 2008 e traduzido por Caroline Furukawa.

CAPÍTULO XXIX: O SIMBOLISMO DO TRABALHO

A Tábua de delinear na Maçonaria é uma evocação ao trabalho, esta ideia defende a qualidade da Natureza em nunca estar estática. O próprio Grande Arquiteto do Universo é o construtor do mundo cuja Tábua é o universo. O trabalho é uma contribuição à humanidade, seja do corpo ou da mente. A linguagem da Maçonaria é de arte laboral, o começo da sessão é denominado início dos trabalhos. O grau mais importante é o de Mestre de Obras, unidos formam a Loja e seus instrumentos simbólicos de trabalho são ferramentas da operatividade maçônica.

A ideia de divindade é o de Arquiteto controlador de todas as coisas, atuante e, portanto, trabalhador. A construção do templo simbolicamente uniu o labor material ao labor espiritual legitimando as duas ações no ato de reverência à religiosidade a favor do Grande Arquiteto do Universo. A especialidade dos maçons operativos, desta maneira, fora a construção de templos religiosos. A Maçonaria Especulativa herda esta essência fazendo o trabalho intelectual, a seu modo, construir templos a virtude e masmorras ao vício. O simbolismo do maçom-templo espiritual é derivado das tradições judaica e cristã. O profeta Jeremias falou que o terceiro templo é como a alma, imortal, do homem (Jr 7.4), terceiro templo também mencionado por Cristo como sendo a imortalidade (Jo 3.19-21). O Apóstolo Paulo, defendendo esta ideia, disse aos gregos que os espiritualizados eram edifícios de Deus (1 Cor 3.9).

Os místicos medievais também interpretavam o templo o modo judaico-cristão. As doutrinas maçônicas na França, Alemanha e Inglaterra ensinavam que a construção do templo de Salomão pretendia indicar o cultivo das boas qualidades humanas. Nos Estados Unidos, a ideia comum é a de que a Maçonaria entende o homem como tabernáculo para a morada do Espírito Santo e que a construção de um templo é seu trabalho.

Para a doutrina maçônica, trabalho é adoração. O homem é templo de Deus e morada do Espírito Santo (1 Cor 3.16) , o maçom trabalha na Loja com a esperança de perfeição e com o pensamento de ter feito o serviço para Deus quando a Palavra Perdida da verdade divina for finalmente encontrada. O ditado medieval adora et labora é uma fraseologia que une a Maçonaria e exemplifica os maçons.

À.G.D.G.A.D.U
E. L. de Mendonça
SALUS SAPIENTIA STABILITAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário