Páginas

domingo, 22 de novembro de 2020

WOLFGANG AMADEUS MOZART

 

                                                   

Mozart foi um dos principais compositores do Classicismo (Período Clássico da música erudita ocidental) e da história da música clássica mundial.

Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em 27 de janeiro de 1756 na cidade austríaca de Salzburgo. Nos primeiros anos da década de 1770, visitou a Itália por três vezes. Neste país, compôs a ópera "Mitridate" que fez um grande sucesso. Logo em seguida, voltou a morar em Salzburgo, onde ele trabalhou como mestre de concerto, compondo missas, sonatas de igreja e serenatas. 

A partir do começo da década de 1780 começa a viver da renda de seus concertos, da publicação de suas obras e de aulas particulares de música. A primeira metade desta década é a época de maior sucesso de sua vida. Compõe óperas importantes e de grande sucesso como "Idomeneo" (1781), "O Rapto do Serralho" (1782), sonatas para piano, música de câmara e concertos para piano. Compôs sua primeira ópera, “As bodas de Fígaro” no ano de 1786 com a ajuda do poeta italiano Lorenzo da Ponte (1749-1838). Embora sem muito sucesso na cidade de Viena, a obra atraiu a atenção de muitas pessoas na cidade de Praga. Recebeu uma encomenda para elaborar uma nova ópera. O resultado foi “Don Giovanni”, considerada por muitos especialistas sua grande ópera. No ano de 1789, escreve “Così fan tutte”. 

No ano de 1791, compõe as duas últimas obras de sua vida, as óperas “A Clemência de Tito” e “A flauta mágica”. 

Com a saúde debilitada, morreu em Viena, com apenas 35 anos de idade, em 5 de dezembro de 1791. A causa de sua morte foi, provavelmente, uma forte infecção intestinal. Há também pesquisadores sobre sua vida que afirmam que foi o reumatismo que levou o grande músico a óbito. 

Composições maçônicas

Mozart foi admitido na Maçonaria em Viena em 14 de Dezembro de 1784 na Loja Beneficência e já exaltado a Mestre Maçom em 22 de Abril de 1785 pelo Rito Zinnedorf e compôs “Cântico Solene para uma Loja de São João” para encerramento do ritual com a Cadeia de União. Suas composições maçônicas mais conhecidas foram: “Maureriche Trauermusik” (Música Fúnebre Maçônica), composta em 1785 e a “Flauta Mágica” de 1791, ópera de explícito proselitismo em favor da Maçonaria.

À.G.D.G.A.D.U.
Emanoel L. de Mendonça Jr 
SALUS SAPIENTIA STABILITAS




Nenhum comentário:

Postar um comentário